terça-feira, 10 de maio de 2011

Porque é que eu apoio os Homens da Luta

Já vi demasiados comentários extremamente desagradáveis para com os Homens da Luta. Parece que não deviam ser eles a representar-nos na Alemanha hoje... mas hoje eu digo porque é que eu penso precisamente o contrário:
Primeiro dizem que eles não sabem cantar, pois eu digo também já vi muita gente que não o sabe fazer a ir ao festival da canção. Também não acho que eles não sabem cantar, desafinam um bocadito mas tenho esperança que o tenham feito porque sim eles são humoristas e não eles nunca imaginaram que pudessem ganhar o festival, mas alguém votou neles e eles ganharam, e ao que parece eles começaram a ensaiar para melhorar a sua prestação assim que souberam que nos iam representar. Ouvi dizer que só ganharam porque o povo não sabe votar e sabem o que eu tenho a dizer? mesmo com os 12 pontos do público se eles tivessem 0 pontos eles não ganhavam no entanto isso aconteceu e porquê? porque houveram vários júris e repito vários que lhes atribuíram 12 pontos, e os que não davam os 12 davam 10 e 8 e raramente tiveram menos de 6. E agora a culpa ainda é do povo? não me parece. Claro que há ainda que considerar que as aptidões do júri passavam por áreas tão distintas como coreógrafos, directores de museus, mediadores de seguros e funcionários públicos ou ainda estudantes universitários, que lamento informar os senhores da RTP mas não, estas pessoas não são de todo um júri de música, e portanto não me admira que votem tal e qual o público porque na realidade avaliaram a música tal e qual eu que estava sentadinha na minha cama a ver.
E o que eu vi? eu vi um grupo de pessoas a cantar uma música animada e divertida que marcou pela diferença das lamexices que para ali iam com conversas de amor e barquinhos e mais descobridores e mais amor e ainda traições e mais não sei o quê, já nem a minha avó tem paciência para ver o festival todo de tão repetitivo que é! e por isso é óbvio que ao fim de 2 horas a ver mais do mesmo a única coisa que se destacava era a música brejeira e festivaleira dos Homens da Luta, provavelmente o grupo mais bairrista de todos! sim falam da nossa situação actual, com a ironia deles e sim mais ninguém se atreveria a fazer o que eles fizeram e então? qual é o mal de mudar? porque é que todos mudam mas Portugal tem que se manter sempre igual? sempre inconformado, sempre a choramingar e a dizer que vai tudo mal e que não podem fazer nada e nem de empurram muda porque está tudo agarrado. parecemos quase uns dependentes de infelicidade, a nossa droga é o queixume, a lamexice e o "ai coitadinhos de nós" e sinceramente já chega! 
Tal como na politica quem vota em branco não conta mas depois queixa-se de como é que aquele governo nos está a governar mas quando lhe calhou escolher não o fez porque estava calor ou frio ou chuva ou estava a dar a novela e portanto não se pode ir, os outros que escolham.
Gostei de finalmente ver pessoas a fazerem qualquer coisa de diferente e de único e gostei mais que houvesse uma maioria de portugueses a ver essa mudança e a apoia-la a votar nela e a mexer-se para que ao menos tenhamos na Alemanha algo que soe a nós, ao nosso folclore e à nossa vida. Para aqueles que tinham tanto medo que fosse esta música a por fim a qualquer ajuda financeira por parte da Alemanha vamos ser realistas quem nos quiser ajudar ajuda, quem não o quer fazer não o faz, não vamos aqui atribuir as culpas numa música de um programa que convenhamos já deu o que tinha a dar. E para os outros, aqueles que dizem que este ano vai ser uma vergonha e que nunca vamos ganhar com esta música sejamos realistas quando foi a última vez que Portugal ganhou o festival? exacto nenhuma, zero, nickes batatoides, nós não ganhamos nem quando temos as melhores músicas de sempre. de que nos valeu enviar a Vânia Fernandes com a Senhora do Mar que era uma música que até arrepiava quando a ouvíamos, não valeu de muito toda a critica aplaudir porque no fim a vitória calha sempre aos mesmos.
Portanto hoje, cabe-nos a nós apoiar quem nos está a defender e a representar, e mostrar que sim Portugal está a mudar mas ainda gosta de se mostrar único, não vai para o festival cantar pop inglês para mostrar a linda união e globalização, vai sim para mostrar a unidade e a originalidade e sim isto é algo a apoiar!

Sem comentários:

Enviar um comentário