sexta-feira, 26 de outubro de 2012

E ouvirem mais, não?!

Fui fazer análises. Infelizmente as minhas veias sempre foram uma grande maçada e é extremamente dificil apanhá-las se não se for bastante experiente e se não se tiver a devida atenção.
Quando tinha 4 anos fui internada e as enfermeiras fizeram 6 tentativas falhadas, até chegar a enfermeira chefe e me colocar o soro. Com 13, uma doutora fez questão de me furar 3 vezes os braços até eu dizer que não a deixava espetar a agulha nem mais uma vez, no dia seguinte quando a técnica me viu o braço disse que se ela me tivesse voltado a picar a minha veia teria ficado irremediávelmente destruida. Fora isto, é muitíssimo raro que me consigam tirar sangue à primeira. 
Como isto acontece tantas vezes as pessoas que me tiram sangue pediram para eu passar a explicar a situação antes de me picarem. Por isto, passei a avisar, sempre, a pessoa que tem que ter atenção porque à primeira vista não parece muito dificil mas que depois as minhas veias têm tendência a fugir do sitio. 
Foi o que fiz ontem. Cumprimentei a senhora e expliquei que as minhas veias são um bocadinho dificeis, só para ela estar de pré-aviso. Pois parece que há pessoas que levam esta informação muito a mal. Com um enorme desprezo passou a dar-me um enorme discurso sobre como as pessoas dizem todas isto só para se sentirem mais leves, que ela faz aquilo muitas vezes por dia e que já faz há muitos dias e que sendo uma boa profissional sabe bem o que está a fazer. Eu voltei a explicar que não estava a duvidar dela, simplesmente fui aconselhada a dar esta informação e portanto decidi fazê-lo. Mas o caldo já estava entornado. As bocas não pararam.
Eu sei que há imensa gente que tem medo e que não gosta de fazer análises, mas eu nunca tive esse problema apesar de tudo o que já me fizeram. Até passei a dar sangue e continuo a fazer questão de ver a agulha a entrar-me no braço.
Por isto, achei o discurso todo uma parvoíce pegada. Claro que no meio de tanta confiança, pica-me e a veia move-se pelo que não acerta "ah ela realmente foge, mas descanse que eu apanho-a já", mexeu um bocado a agulha para trás e para a frente e com alguma sorte lá acertou. 
E então eu pergunto: porque raio é que não ouvem quando uma pessoa faz um aviso, ignoram e gozam simplesmente para no fim nos darem razão? Podiam evitar-se tantos erros se se ouvi-se realmente e se prestassem mais atenção aos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário